madreclelia.org
Comunicado Importante
Matrículas 2019

Institucional

História

A Escola de Educação Básica São Domingos, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação foi fundada em 1954. Na época, o então Ginásio São Domingos começou a funcionar e iniciou a sua história de sucesso com o objetivo de educar, pois há uma necessidade de ampliar os horizontes da juventude torrense. Dentro desse processo, foram as Irmãs Dominicanas as primeiras a assumirem a regência da Instituição para consolidar o caráter de ensino ético e religioso da Escola São Domingos.


Após quase três décadas de funcionamento, dois elementos fundamentais foram introduzidos na vida escolar de quem participou da história do São Domingos. Foram criados: o Ginásio poliesportivo e a Biblioteca. O ginásio até hoje é referência entre os habitantes da cidade. Desde 1982, o local é frequentado pelos desportistas torrenses, num claro incentivo da Unidade Educacional à prática saudável do exercício. Mas o verdadeiro objetivo do novo edifício foi a criação de mais um local de atividades extraclasse para os educandos e um ano depois, a Biblioteca Santo Tomás de Aquino, iniciou os trabalhos e tornou-se um local de encontros dos estudantes, assim proporcionou uma vida cultural ativa.


Já em janeiro de 2006, com o Carisma e o Ideal que emanam da fundadora Clélia Merloni, as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, assumiram o trabalho na Unidade Educacional. Continuam oferecendo uma educação qualificada, pautada nos princípios de sua fundadora, nos valores do Evangelho, da Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, na Pedagogia Cleliana e em Ser Presença cuidadosa e amiga junto à comunidade educativa. Com essa motivação os educadores procuram através do efetivo exercício da cidadania formar as crianças e jovens para os valores que dignificam, protegem, sustentam e promovem a vida pessoal, do próximo e da natureza.