Os primeiros dias de aula são uma alegria para as crianças. Reencontrar amigos, contar e ouvir sobre o que aconteceu no período de férias. Estrear o material escolar novinho! Conhecer a turma e os professores, perceber as mudanças do espaço escolar.

E para tornar tudo isso ainda mais especial os educandos dos 2º anos envolveram-se em atividades desafiadoras e divertidas relembrando os conhecimentos adquiridos no ano anterior.

Motivados pelo desafio de elaborar palavras de acordo com o número de letras sorteadas no dado, os “aprendizes” divertiram-se no pátio da Unidade Educacional pensando na estrutura e formação das palavras, usando como ferramenta o alfabeto móvel. Ao sinal da educadora os grupos envolviam-se na formação de palavras e no final do tempo liam as palavras para toda a turma. Em outro momento os grupos elaboraram cartazes com as palavras formadas e fixaram na sala de aula. A atividade desenvolveu a imaginação, a criatividade, o enriquecimento do vocabulário, a sensibilidade, a socialização.

Acreditamos que a criança terá mais interesse no ato de ler, através do incentivo e da prática da leitura, sentindo-se imersa no mundo da imaginação.