Os educandos da 3ª série do Ensino Médio tiraram um tempinho no dia 10 deste mês para fazer o que eles tanto gostam – ler. O espaço não podia ser mais apropriado: a Biblioteca da escola que, em um dia muito frio, tinha um solzinho aconchegante.

O mais gratificante de tudo isso é lembrar que não era sempre assim.  Os educandos, em sua maioria, não tinham esse hábito, adquiriram-no ao longo de suas histórias aqui na Unidade Educacional Escola São Domingos. Inclusive, antes desse dia, em aula, o educando Eduardo Peretto falando comigo, educadora Maria Laura Sória da Luz, disse-me algo que me deixou muito lisonjeada: “Tu me abriste uma teia infinita de portas, que nunca hão de fechar-se”, ao se referir que, antes de estudar na Rede, não tinha hábito de ler.

Os educandos desta série, encerrando uma etapa de suas vidas conosco, leem muito, frequentam a Biblioteca, compram livros. Leem muito mais do que lhes é solicitado pela Unidade Educacional. Ao longo de suas caminhadas aqui, foram-lhes feitas várias propostas de leitura – de clássicos a outras mais inusitadas que, devido à disposição para aprender do grupo, deram-lhes, certamente, a capacidade de ver o mundo com os olhos mais que abertos.


Galerias

Unidade Educacional Escola São Domingos forma leitores

Ver galeria